Half-Life
2 é a sequência de Half-Life, um jogo de tiro em primeira pessoa. Trazendo novas
tecnologias para representar a físicanos games, Half-Life 2 foi um
sucesso de vendas e ganhou vários prémios, sendo destacado como "Jogo do
Ano" em 2004. O jogo também
inclui o Counter-Strike: Source uma versão melhorada de Counter-Strike, com novos gráficos, física e mapas clássicos
reformulados pela tecnologia Source. Half-Life 2 também
recebeu duas continuações episódicas, Half-Life 2: Episode One e Two (ambos incluídos junto com Half-Life 2 na
compilação The Orange
Box), com um terceiro a lançar
Guerra
das 7 Horas
Após o acidente conhecido como "Resonance
Cascade", ou a "Cascata de Ressonância" no complexo de pesquisas Black Mesa, localizado no deserto do Novo México,
diversosportais por
todo o globo começaram a se formar, dando abertura para outros seres extraterrestres invadirem
o planeta. Com a morte de Nihilanth,
o líder da
raça Xen, derrotado por
Gordon Freeman no final de Half-Life,
teve início uma cadeia de eventos que
iria destruir toda a humanidade.
Ao que parece Nihilanth tinha o poder de manter os portais abertos e/ou
fechados, dependendo de seus interesses, e com sua destruição o controlo dos
mesmos se tornou insustentável e descontrolado, provocando a tempestade dos
portais.
Um portal (aqui
representado por umtúnel ciclónico) normalmente é uma dobra no espaço-tempo,
que possibilita passar do ponto A ao ponto B sem esforço
A eliminaçao de Nihilanth atraiu a atençao dos Combines (Aliança, em português), que, como o nome indica, é o
aglomerado de várias espécies de extraterrestres. O principal objetivo desta raça autoritária, totalitária, parasitária e ditatorial,
é atacar planetas e iniciar uma invasão em massa, utilizando antigas tecnologias de
outros planetas, combinadas com a tecnologia do planeta em questão,
transformando seus habitantes em soldados ou escravos.
A Guerra
das 7 Horas foi um evento causado de propósito por Gman para
dominar o planeta Xen como mostrado no final do Half-Life original, apesar de
só parecer um acidente em Black Mesa. Outras partes que indicam isso são no
final do Half-Life, no início do Half-Life 2 : Episode One, e no final do
Episode Two, sob as falas de Gman e Eli Vance.O planeta Xen (como dito por
Gman) estava sob controle do governo dos Estados Unidos, mas pelo que parece os
Combines tinham alguma relacão com Xen, de fato que Nihilant se parece um pouco
com os Combine Advisors, personagens que aparecem em Episode Two.Os Combines
invadem, e observando este evento como uma oportunidade única, o
ex-administrador de Black Mesa, Dr. Wallace Breen, negociou com os Combines a rendição de todos os governos,
decretando-se oficialmente o representante direto dos humanos perante os Combines.
Como de praxe na indústria de jogos eletrônicos,
diversas modificações foram feitas desde o início dos testes com a versão beta
do jogo. De acordo com os produtores, o jogo deveria ter tido um tom muito mais
sombrio, mórbido e negro, do que a versão atual. Durante o decorrer das fases o
jogador poderia ver de forma explícita toda a destruição dos recursos naturais
do planeta. Portais dimensionais em forma de redemoinhos, sugando toda a água
dos oceanos, gigantescas turbinas substituindo o oxigênio por toxinas nocivas a
raça humana, entre outras coisas. Apesar de não estarem presentes, as
consequências dessa ações podem ser observadas, mesmo que de forma discreta no
decorrer do jogo.
Por exemplo, na fase "Highway 17", quando
se chega no porto, podemos ver os navios atracados nos pequenos desertos, e a
diferença entre o nível de água agora, e as marcas de antigamente nas paredes
do porto. Outro exemplo visível é a cor do céu, no transparecer de um por do
sol, em clara referência a falta de oxigênio, e presença de gases estranhos.
Campo de
Supressão
No início do jogo pode-se ouvir o Dr. Wallace Breen lendo algumas cartas que os
habitantes de City 17 lhe
enviaram. Um dos temas é o "Supression
Field" (Campo de supressão). Pelo que foi descrito pelo Dr. Breen, este campo impede os
humanos de reproduzirem.
Os Combines implataram
este sistema para evitar a proliferação da raça humana, diminiuindo
drasticamente as chances de uma rebelião, ou da criação de uma resistência.
Pouco se sabe sobre o "Suppression Field", podendo ser um campo invisível inibidor
do apetite sexual, um campo radioativo que
destrói os óvulos ou
até uma repressão tradicional por parte da unidade "Civil Protection" (Proteção civil). Na expansão podemos notar que esse
bloqueio se dá pela inibição de determinadas cadeias proteicas,
que anulam qualquer tentativa da fecundação do
óvulo.
Por essas e outras razões é possível observar a
ausência de crianças e adolescentes no
decorrer do jogo. A personagem mais jovem é Alyx Vance.
Em várias oportunidades, de preferência no começo
do jogo, diversos brinquedos infantis estão espalhados pelo cenário, como playgrounds, bolas, bonecas e
até bicicletas,
todos envelhecidos com sinais de ferrugem e
sujeira, mostrando que não são utilizados há muito tempo.
A tecnologia neste período torna-se
evidente a absorção parasitária dos Combines.
A denominação de parasita é "...Organismos que vivem em associação com
outros aos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente
prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por
parasitismo...", isto é, um ser vivo que se utiliza da energia ou qualquer
outra coisa de um outro ser vivo, para benefício próprio.
Portanto todos esses anos da ditadura Combine na
Terra, se utilizando de nossa tecnologia, deixa claro que em certo ponto a
tecnologia terrestre estagnou no tempo. As armas, apesar de mais evoluídas do
que antigamente, continuam utilizando munição nove milímetros. Claro que as
armas de plasma são algo inviável na atualidade, mas mesmo assim, é visível uma
certa rustidez e um tom de antiguidade nas armas. Normalmente, no futuro em que
se passa os eventos do jogo, uma arma como a Gravity Gun não seria algo tão
inovador, e sem dúvida que a munição das armas de fogo também não seria antiga
como nove milímetros. As pistolas e metralhadoras do começo do jogo tem um
design antigo, da época em que se passava o primeiro jogo.
Veículos terrestres também são outro ponto a ser
observado. Ainda que com uma carcaça futurista, eles ainda utilizam rodas, e
apesar de serem movidos a energia elétrica, não tem células muito duradouras,
como pode ser observado nas costas próximas a New Little Odessa, quando
diversos veículos Combines estão sendo abastecidos. Por campos elétricos.
Muitas das informações acima são especulatórias,
mas através de uma visão ampla do ambiente em que se passa o jogo, incluíndo
todos os objetos, bem como as localidades, é verossímil afirmar que a
tecnologia terrestre parou no tempo, mesmo que para nós sendo o futuro, para
eles, é um passado que vem se arrastando por um tempo que parece ser infinito.
A arquitetura ambiental e estrutural do jogo é
similar a uma Europa antiga, pós-União Soviética. Um tom "art-deco"
de similaridade entre as estruturas, bem como o tom bege adotado em quase toda
a cidade contrasta com as enormes "construções fascistas", com pouca
paisagem, muito concreto, poucas janelas, poucas cores, e muito ferro. No
início do jogo este contraste é visto quando você sai da estação de trêm. Os
prédios com pouca estatura combinam com uma estação de trêm, provavelmente do
final do século XIX, totalmente detalhada com ferro e concreto. Próximo ao
final do jogo, num massivo ataque de "Striders", o objetivo é
infiltrar uma estrutura militar dos "Combines", onde se encontra um
portal para dentro da Cidadela. Esta estrutura é enorme, plana, com poucas
janelas, similar aos Parlamentos da antiga União Soviética.
Tudo isso, e outros detalhes, indicam que o jogo se
passa numa região da Europa, indefinida. Mas durante o processo do jogo você
deverá encontrar um líder da resistência num local chamado "New Little
Odessa"."New Little Odessa" é um bairro em Nova Iorque que
acolheu os Ucranianos que fugiram da Ucrania durante a Segunda Guerra Mundial.
Na Ucrania, Odessa era uma enorme região costeira
que tinha, e tem até hoje, os maiores e melhores faróis marítimos. Assim tal
como os italianos, quando de sua chegada aos Estados Unidos, criaram o bairro
"Little Italy", os Ucranianos criaram o bairro Little Odessa. O local
do jogo ser chamado de New Little Odessa acusa que esta região é o antigo
bairro, renovado para acolher a resistência. O único porém é que o ambiente em
que se passa o jogo não é um bairro populoso e urbanizado, como a Little Odessa
real, mas sim similar à costa de Odessa, na própria Ucrania. Outro ponto a ser
observado é que existem placas escritas com o alfabeto cirílico, sendo
encontradas principalmente nos arquivos de textura do jogo.
Entre outros fatores, apesar de especulatórios,
pode ser garantido que o planeta Terra em que se passa o jogo não é exatamente
o planeta Terra em que vivemos, apesar das inúmeras coincidências e
similaridades com as localizações e ambientes.
Motor
gráfico
Com o novo motor gráfico Source,
detalhes como expressões faciais ganharam contornos inéditos. Também há um
realismo surpreendente com a física e até mesmo aerodinâmica dos objetos.
Efeitos de água também foram inovadores. Para se notar a grande diferença entre
outros jogos, pode-se tomar de exemplo as propriedades de alguns materiais,
como caixas, que se quebram, dividindo-se em pedacos, que podem ser
posteriormente quebrados. Outro detalhe que dá maior realismo ao jogo é o
acompanhar de olhos dos NPCs ao jogador, que se movem conforme ele anda. O
motor Source de jogos como Day of Defeat: Source e Counter-Strike: Source demorou
cerca de 7 anos para ser desenvolvido.
Steam
Para poder jogar pela primeira vez, é necessário conexão com
a Internet para registrar seu número de série no Steam, o programa multi e
single player para os jogos da Valve. Alguns usuários reclamaram dessa
obrigação, inclusive a distribuidora do jogo, a Vu Games,
que entrou com um processo contra a Valve, já que ela estaria vendendo seus
jogos multiplayers pelo Steam para as Lan-Houses, que deixavam de comparar a
versão em CD. A Valve ganhou a causa e a VU Games deixou de produzir as cópias
de Half-Life 2 desde 31 de Agosto de 2005, agora quem faz isto
é a EA Games. Na versão brasileira do game, alguns
números de série saíram com a impressão errada, faltando um número inicial.
Este número faltando foi o 4, não se sabe ainda por que que este problema
aconteceu.
Half Life 2 - Episode One
Inicialmente chamado de Half Life 2 - Aftermath, vários rumores
rondaram quanto seu personagem principal. Primeiro teria sido um rumor que
você controlaria Dog, uma espécie de robô inteligente criado por Eli Vance,
mas, até o momento se sabe que o jogo contará com Alyx como personagem
significativo, mas não jogável. Este papel deverá ser de Gordon Freeman entre
outros personagens.
Outro detalhe é que Half Life 2 - Episode Two seria como
um Half Life 3, porque
teria a mesma quantidade de horas de jogo que Half-Life 2. Por demorar muito para concluir esta expansão, os
produtores decidiram dividi-la em umatrilogia.
A história de Episode One se passa exatamente onde
termina HL2, e explica o que acontece a Gordon, Alyx e G-man depois que este
passa por aquela porta, e abandona Gordon. Depois dessas explicações, o cenário
passa para uma City 17 desolada pelos Giant Striders, onde Alyx e Dog vasculham
os destroços para encontrar Gordon. Após ser encontrado, Gordon e Alyx têm uma
conversa. Em seguida, Alyx fala com Dr. Eli Vance e Dr. Kleiner, estes então
revelam aos dois que City 17 está prestes a ser destruída, e que o único jeito
de escaparem vivos dali seria entrar novamente na Cidadela e interromper o
colapso do núcleo, para que Gordon e Alyx tivessem tempo para escapar.
Enquanto estão no coração da Cidadela, Alyx e
Gordon descobrem que os Combines estão tentando enviar uma última mensagem pelo
próprio sistema, ainda que para isso seja necessário sacrificar toda a cidade.
Enquanto tentam escapar, os dois personagens ainda
se encontram com outros civils, e precisam, com a ajuda de Barney, tirá-los da
cidade.
A expansão acaba quase que exatamente como HL2: com
uma grande explosão, quando o núcleo da cidadela colapsa sobre si mesmo.
O jogo não conta com nenhuma nova arma, e apenas
uma nova criatura, os Zombines, que são Combines com Headcrabs na cabeça, e
também a presença de antlions na cidade. O jogo também
supera o original na ação proporcionada, os tiroteios estão mais realistas,
para quem já jogou o original esta expansão agradará muito. Destaque para a
fase "Vidas Subterrâneas"("Low Live", no original) onde o
jogador se vê apenas com a Zero Point Energy Field "Gravity Gun",
uma pistola e
pouca munição para a espingarda, dentro de um túnel sem luz nenhuma (só da lanterna
do jogador), túnel este cheio de zumbis e com uma música agitada que
proporciona muita emoção.
Half Life 2 - Episode Two
Half Life - Episode Two, e a segunda parte da
trilogia que daria continuidade a fuga de Gordon Freeman, Alyx Vance e de
outros cidadãos de City 17,
depois de sua eminente destruição.
De volta às arriscadas investidas de Gordon e Alyx
para salvar o mundo, o jogo começa aonde episode one encerrou, em um trem em
direção a White Forest, aonde se localiza a base da resistência humana. Após a
explosão do reator do portal dos Combine, o planeta enfrenta a devastação de
tempestades dos portais e a City
17 está destruída e inabitável. Agora Alyx tem em mãos um disco com
várias informações retiradas a base de City 17, entre elas está o código de acesso aos portais do
Combine, uma chance única de conte-los, iniciando uma viágem frenética até a
base rebelde no White Forest, onde Dr. Magnusson (aparece pela primeira vez no
jogo) e Dr. Kleiner estão preparando um foguete que levará o satélite até o
espaço, para fechar de vez os portais.
No caminho, Gordon e Alyx se deparam com um novo
inimigo, o Hunter (Caçador) que tem o tamanho de um humanóide. É
quando então um deles fere Alyx gravemente. Cabe então a Gordon com a ajuda de
vortigaunts aliados salvar Alyx da morte, dando o desafio de entrar numa
colônia inteira de insetos, os antlions vistos no primeiro jogo, (alguns
diferentes, atacam atirando esporos ácidos de longe) para conseguir uma larva
milagrosa, que é guardada por um inseto rainha (também parecido com o visto no
primeiro jogo) que poderia salvá-la.
Depois de salvar Alyx, em White Forest, Gordon
encontra um veículo que é uma espécie de junção de um carro com alguns restos
de outro carro antigo. Juntamente com Alyx, eles partem para a base rebelde.
Durante a viagem, Gordon e Alyx se encontram um Combine Advisor, ser alienígena
que parece um verme gigante, que usa poderes telecinéticos para paralisar suas
vítimas, e possui um tentáculo que serve para matar suas vitimas imobilizadas.
Há também a introdução de um dispositivo especialmente feito para destruir os
striders criado pelo Dr. Magnusson. Dog está também presente nesse jogo mas
aparece pouco, apenas ajudando com um strider, apostando uma corrida com o
carro de Gordon e no final.
Nos finais do jogo, o foguete com o satélite
consegue conter os portais, e Alyx conseguiu reparar um helicóptero dos Combine
e o usaria para resgatar a Dra. Mossman a pedido de Eli; mas a base da
resistência é invadida por Advisors e matam Eli Vance em uma cena bastante
chocante. O interessante é que Eli também conhecia G-Man e sempre o mencionava
como um "amigo mútuo" e dizia que ele e Gordon precisavam conversar.
A história então toma outro rumo quando descobrem no disco que Alyx carregava,
uma espécie de navio considerado uma lenda por não saber ao certo se ele ainda
existia ou não, fruto de pesquisas de um arquivo conseguido na cidadela dos
Combine, do qual Kleiner insistia em usá-lo, mas Eli discordava e dizia que o
navio precisava ser destruído para impedir que caísse em mãos erradas. G-Man
tem uma participação rápida no jogo, como sempre, apenas para abalar um pouco
as coisas e deixar ainda mais confusões e dúvidas para o jogador. As respostas
e o futuro dos heróis só vão dar as caras em Episode Three que não há previsão
para lançamento.
Trilha Sonora
A trilha sonora, composta por Kelly Bailey, foi dada como um bônus
(juntamente com outros itens) para quem comprou a edição de colecionador. O CD
contém todas as músicas do jogo, mais algumas faixas extras.
(Obs.: Várias faixas foram
retiradas do CD Half-Life soundtrack,
e tiveram seus nomes modificados; Os nomes em parênteses são os títulos
originais. As faixas 32, 34 e 42 são remixadas.)
Faixas 16, 18 e 42 são faixas extras, exclusivas desta trilha sonora.
Faixas 44 à 51 são músicas do jogo que não estão na Trilha Sonora.
1. "Hazardous
Environments" (Tema da Valve [Long Version]) - 01:26
2. "CP
Violation" - 01:47
3. "The Innsbruck
Experiment" - 01:09
4. "Brane Scan"
- 01:42
5. "Dark Energy"
- 01:34
6. "Requiem for
Ravenholm" - 00:35
7. "Pulse Phase"
- 01:11
8. "Ravenholm
Reprise" - 00:54
9. "Probably Not A
Problem" - 01:28
10. "Calabi-Yau
Model" - 01:48
11. "Slow Light"
- 00:46
12. "Apprehension and
Evasion" - 02:19
13. "Hunter
Down" - 00:17
14. "Our Resurrected
Teleport" - 01:13
15. "Miscount
Detected" - 00:50
16. "Headhumper"
- 00:10
17. "Triage at
Dawn" - 00:47
18. "Combine
Harvester" - 01:27
19. "Lab
Practicum" - 02:56
20. "Nova
Prospekt" - 01:59
21. "Broken
Symmetry" - 01:05
22. "LG
Orbifold" - 02:54
|
23.
"Kaon" - 01:13
24. "You're Not
Supposed to Be Here" - 02:43
25.
"Suppression Field" - 00:57
26.
"Hard Fought" - 01:17
27.
"Particle Ghost" - 01:42
28.
"Shadows Fore and Aft" - 01:28
29.
"Neutrino Trap" (Hurricane Strings) - 01:37
30. "Zero Point
Energy Field" (Cavern Ambiance) - 01:44
31. "Echoes of a
Resonance Cascade" (Space Ocean) - 01:40
32. "Black Mesa
Inbound" (Vague Voices) - 02:15
33.
"Xen Relay" (Threatening Short) - 00:41
34. "Tracking
Device" (Credits / Closing Theme) - 01:05
35.
"Singularity" (Traveling Through Limbo) - 01:21
36.
"Dirac Shore" (Dimensionless Deepness) - 01:28
37. "Escape
Array" (Electric Guitar Ambiance) - 01:29
38. "Negative
Pressure" (Steam in the Pipes) - 01:59
39.
"Tau-9" (Drums and Riffs) - 02:08
|
40. "Something Secret
Steers Us" (Nuclear Mission Jam) - 02:04
41. "Triple
Entanglement" (Sirens in the Distance) - 01:34
42.
"Biozeminade Fragment" (Alien Shock) - 00:34
43.
"Lambda Core" (Diabolical Adrenaline Guitar) - 01:44
44.
"Entanglement" - 00:39
45.
"Highway 17" - 00:59
46.
"A Red Letter Day" - 00:39
47.
"Sand Traps" - 00:34
48.
"CP Violation (Remix)" - 01:45
49.
"Trainstation PT. 1" - 01:30
50.
"Trainstation PT. 2" - 01:12
51.
"Radio" 00:39
|
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